Ouvindo...

Você está gelando sua cerveja errado! Especialistas revelam o jeito mais rápido de resfriar a bebida – e não envolve o congelador

Estudo compara os métodos mais populares da internet e aponta o mais eficaz para gelar cerveja em apenas 30 minutos

Especialistas testaram diversas técnicas para gelar cerveja

Poucas coisas superam o prazer de fazer um churrasco no quintal com uma cerveja bem gelada na mão. Mas, na pressa de acender a churrasqueira, até os mestres da grelha podem se esquecer de resfriar as bebidas a tempo. E não há nada que arruíne mais um evento ao ar livre do que uma cerveja quente.

Felizmente, uma nova pesquisa realizada pela organização de defesa do consumidor britânica ‘Which?’ revelou o método mais eficaz para gelar cervejas rapidamente – e surpreendentemente, ele não envolve o congelador. Foram testadas oito ‘técnicas’ populares da internet com garrafas de cerveja, e apenas uma se destacou com clareza.

O método vencedor conseguiu reduzir a temperatura da bebida de 20,5 °C para apenas 1,6 °C em apenas 30 minutos – o desempenho mais eficiente entre todos os testados.

E afinal, qual é esse método milagroso?

De acordo com os especialistas, a maneira mais rápida de gelar uma cerveja é colocá-la em um balde com água gelada, gelo e... sal. A adição de sal reduz o ponto de congelamento da água, fazendo com que a mistura gelada atinja temperaturas abaixo de zero, o que acelera o resfriamento da bebida.

Leia também

Segundo os pesquisadores da ‘Which?’, esse método fez a cerveja perder 18,9 °C em meia hora, chegando a 1,6 °C. Após uma hora, a bebida atingiu temperaturas próximas de zero.

Mas e se você não tiver sal à mão?

Sem pânico. O segundo método mais eficaz é o mesmo – só que sem sal. Mergulhar as cervejas em água fria com gelo, preferencialmente em um cooler térmico, levou a bebida de 20 °C para 3,9 °C em 30 minutos.

Já colocar a garrafa no meio da prateleira do congelador reduziu a temperatura para 7,8 °C no mesmo período. No entanto, esse método tem desvantagens: o risco de esquecer as cervejas no freezer é real – e pode resultar em garrafas congeladas ou até mesmo explodidas.

Outro truque popular da internet também foi testado: envolver a garrafa com papel toalha molhado antes de colocá-la no congelador. Essa abordagem reduziu a temperatura para 8,9 °C em meia hora, mas não foi mais eficiente que o congelador sem o papel – e ainda causou bagunça, com água escorrendo quando a cerveja era retirada.

Outro método ineficiente envolvia deixar a garrafa em uma bacia com água fria, coberta com um pano úmido em um local com vento. A ideia é que a brisa evapore a água e ajude a resfriar a bebida, mas, como resume o ‘Which?’, "é um pouco trabalhoso”.

Segundo o Which?, os resultados publicados são “precisos, robustos e reproduzíveis”. E a recomendação é clara: “Sem dúvida, água gelada com gelo e sal é a forma mais eficaz e rápida de gelar uma cerveja”, afirma a organização. E ainda acrescenta: “Usamos cervejas em garrafa para o teste, mas você deve ver os mesmos resultados com outras bebidas engarrafadas ou enlatadas”.

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação FBK e Viver.