O concurso World Press Photo suspendeu nesta sexta-feira (16) a autoria da imagem “The Napalm Girl” (“A Menina do Napalm”), foto emblemática que já ganhou o
O documentário “The Stringer”, exibido no Festival de Cinema de Sundance, nos Estados Unidos, atribui a foto a Thanh Nghe, um fotógrafo vietnamita trabalhando como freelancer. Nick Út também estava trabalhando no local, como funcionário da Associated Press (AP).
A foto consagrou-se como um marco na história, vencendo o concurso de Fotografia Mundial do Ano em 1973, promovido pela World Press Photo. A imagem mostra Phan Thi Kim Phuc, em 8 de junho de 1972 no vilarejo de Trang Bang, Vietnã. Ela estava correndo nua, chorando com o corpo queimado, enquanto fugia de um ataque de uma
Veja a imagem
Depois do documentário, o World Press Photo iniciou uma investigação para apurar quem era o fotógrafo responsável pela foto. Até que “sexta-feira, 16 de maio, o World Press Photo publica conclusões e um relatório afirmando que a World Press Photo suspendeu a atribuição de ‘The Terror of War’ [“The Napalm Girl”] a Nick Ut com efeito imediato”, declarou a organização do concurso.
A decisão foi tomada com base numa análise do local, da distância e da câmera usada naquele dia, outros dois fotógrafos, Nguyen Thanh Nghe ou Huynh Cong Phuc, “talvez estivessem em melhor posição do que Nick Ut para tirar a foto”.
A Associated Press, onde Nick Út trabalhava, discorda. A agência informou que continuaria atribuindo a autoria da foto a Ut, embora tenha admitido que sua própria investigação levantou “questões importantes que talvez nunca consigamos responder”. Além disso, a empresa alega que não é possível provar qual dos fotógrafos é o autor da foto.