O fotojornalista brasileiro Felipe Dana venceu o Prêmio Pulitzer 2023, na categoria Fotografia, pela sua cobertura da Guerra da Ucrânia. O Pulitzer é considerado um dos maiores e mais importantes prêmios do jornalismo mundial.
Natural do Rio de Janeiro, Felipe atua na agência Associated Press (AP), desde 2009. O fotojornalista também já cobriu conflitos no Afeganistão e Faixa de Gaza, e a crise de oxigênio em Manaus, durante a pandemia da Covid-19.
O brasileiro já havia sido finalista na mesma categoria nos anos de 2017, 2018, 2019 e 2021. Neste ano, dentre as 15 fotografias premiadas, três eram do jornalista. As imagens registradas por Felipe mostram a destruição das cidades atingidas e o sofrimento da população.
"É realmente um prêmio muito importante e é uma honra fazer parte do time da AP [Associated Press], mas, na verdade, acho que tem muito pouco para comemorar em relação ao que a gente está mostrando ali. São fotos da guerra da Ucrânia e fotos muito fortes. Infelizmente situações que têm se repetido desde o início da escalada”, contou à BandNews TV.
Guerra da Ucrânia
A Guerra da Ucrânia começou em fevereiro de 2022, após tropas russas invadirem o território Ucraniano. Segundo estimativas do chefe de defesa da Noruega, o conflito já deixou 180 mil russos e 100 mil ucranianos mortos ou feridos. Calcula-se que a Ucrânia perdeu cerca de 30 mil civis.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas, a guerra causou o maior deslocamento populacional desde a Segunda Guerra Mundial. Mais de 18 milhões de pessoas fugiram para outros países europeus, ou se deslocaram internamente.