O norte-americano
Qual será o primeiro destino do papa Leão XIV?
Apesar de a Santa Sé ter a intenção de cumprir o compromisso que Francisco havia assumido, a agenda do novo Papa pode ser modificada, dependendo do andamento das primeiras semanas de seu pontificado.
Vale pontuar que o aniversário na Turquia é um dos eventos mais importantes na história do cristianismo. O Concílio foi responsável por estabelecer o conceito da Santíssima Trindade e a natureza de Jesus, fundamentos da fé cristã.
A disposição da Igreja para que o novo Papa viaje à Turquia está diretamente relacionada ao desejo explícito de Francisco de realizar uma visita a Niceia em 2025. No entanto, ele precisou adiar o compromisso devido às
Tradicional colégio de BH divulga fotos inéditas do papa Leão XIV em BH Qual é o salário do Papa? Saiba quanto Leão XIV vai receber no comando da Igreja Católica
A agenda de Leão XIV nos primeiros dias à frente da Igreja Católica
Leão XIV celebrou nesta sexta-feira (9)
No domingo, 11 de maio, o norte-americano dirigirá sua primeira oração do Regina Coeli, que será transmitida da janela do Palácio Apostólico às 8h (horário de Brasília).
Na segunda-feira, 12 de maio, às 6h (horário de Brasília), o novo Papa fará uma conversa com jornalistas no Salão Paulo VI, no Vaticano.
O evento seguinte mais importante para Prevost será sua missa de entronização, marcada para o domingo, 18 de maio, às 10h (horário local de Roma), na Praça de São Pedro. Considerando o fuso horário de Brasília, a cerimônia será transmitia no Brasil às 5h da manhã. A celebração contará com a presença de chefes de Estado e delegações diplomáticas.
Leão XIV e a Doutrina Social da Igreja: o que defende essa corrente
Após a ascensão do cardeal Robert Prevost como papa Leão XIV, o nome da Doutrina Social da Igreja voltou a ser mencionado. Essa corrente foi promovida por seu antecessor, o papa Leão XIII, de quem o papa atual herdou o nome.
A Doutrina Social da Igreja critica firmemente o capitalismo desregulado, que explora os trabalhadores, ao mesmo tempo em que rejeita o socialismo estatal como solução. A proposta defende uma terceira via, baseada nos princípios católicos de justiça e solidariedade.
Os direitos defendidos por Leão XIII incluíam o direito ao trabalho digno, à organização sindical e ao acesso a um salário justo.