Ouvindo...

Alpinistas encontram caixa com moedas de ouro e joias avaliadas em R$ 2 milhões durante expedição

Caixa de ferro escondida em montanha continha quase 600 moedas de ouro e joias, possivelmente ocultadas para escapar de pilhagens nazistas

As moedas de ouro foram encontradas por alpinistas na República Tcheca

Uma expedição de alpinismo na região montanhosa de Podkrkonoší, na República Tcheca, resultou em uma descoberta histórica: uma caixa de ferro contendo centenas de moedas de ouro e joias foi encontrada por dois alpinistas. O achado, revelado recentemente pelo Museu da Boêmia Oriental, está avaliado em pelo menos R$ 2 milhões.

“Quando ele (um dos alpinistas) abriu, fiquei de queixo caído”, relatou Miroslav Novak, chefe de arqueologia do museu, em entrevista ao jornal britânico Daily Mail.

Leia também

Dentro da caixa havia 598 moedas de ouro, meticulosamente organizadas. Segundo Novak, as peças estavam “divididas em 11 colunas, cada uma envolta em tecido preto”. Além das moedas, também foram encontradas joias de ouro, que ainda não passaram por avaliação oficial.

Especialistas acreditam que o conteúdo tenha sido escondido na montanha durante a Segunda Guerra Mundial, numa tentativa de protegê-lo de pilhagens nazistas. A região foi anexada pela Alemanha em 1938, o que reforça a hipótese de que o tesouro tenha sido ocultado por moradores locais ou por grupos em fuga.

As moedas são de origens variadas, indicando uma ampla circulação antes de serem escondidas. Algumas foram rastreadas até a Sérvia nas décadas de 1920 e 1930, período em que eram frequentemente utilizadas como ornamentos nos Bálcãs. Outras têm procedência francesa, belga, turca, romena, italiana e russa, segundo a revista Popular Science.

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação FBK e Viver.