Ouvindo...

Bomba da Segunda Guerra Mundial é descoberta em fábrica na República Tcheca

O descarte do artefato ainda está sendo discutido para ocorrer com segurança; especialistas tchecos em explosivos também estão consultando colegas da Alemanha

Bomba britânica de 250 kg foi encontrada pelos trabalhadores da fábrica petroquímica em Zaluzi, a 100 km da capital Praga

Uma bomba da Segunda Guerra Mundial, equipada com um mecanismo de retardo foi descoberta em uma fábrica petroquímica na República Tcheca. Os trabalhadores locais encontraram a bomba na quarta-feira (21), segundo anúncio da polícia tcheca nas redes sociais.

‘Por razões de segurança, a estrada entre Litvínov e Most foi totalmente fechada ao nível da empresa Orlen-Unipetrol, o que também se aplica aos transportes públicos. Ao mesmo tempo, a linha ferroviária Most-Litvínov também está fechada. É provável que permaneça assim até 27 de agosto’, informou a polícia na rede social X.

A bomba britânica de 250 kg foi encontrada pelos trabalhadores da fábrica petroquímica em Zaluzi, a 100 km da capital Praga.

Na manhã desta quinta-feira (22), as autoridades informaram que a bomba contém um temporizador químico de longa duração que pode ser configurado para até 6 dias.

Leia também

O descarte do artefato ainda está sendo discutido para ocorrer com segurança. Os especialistas tchecos em explosivos também estão consultando colegas da Alemanha, ‘que têm mais experiência’ em relação a essas bombas’, segundo o comunicado.

Durante a ocupação alemã, a fábrica petroquímica contribuía para o esforço de guerra nazista e foi alvo de bombardeios aliados em 1944.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde