Vistoria descarta uso de explosivos em obra no Complexo Santa Cruz

Defesa Civil e Bombeiros confirmam que desmonte de rochas em Poços de Caldas utiliza cápsulas geradoras de gás, material que não oferece riscos iminentes.

Empresa também criou um grupo de mensagens para avisar os moradores sobre os horários das atividades.

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Poços de Caldas realizaram uma averiguação técnica nas obras de demolição do Complexo Santa Cruz após denúncias de supostas detonações. A vistoria constatou que as atividades utilizam o produto Rompex, uma cápsula geradora de gás que não é classificada como explosivo convencional, descartando irregularidades no local.

O desmonte de rochas é executado pela Explobras Engenharia, sob contrato da EVA Construtora. Segundo o responsável técnico, o procedimento ocorre apenas durante o dia, com no máximo duas intervenções diárias. Para garantir a segurança e conter estilhaços, os pontos de fragmentação são cobertos por camadas de terra de até quatro metros de espessura.

Leia também

A operação conta com monitoramento por sismógrafo para medir as vibrações do solo. Além disso, a empresa mantém um grupo de mensagens com moradores vizinhos para informar previamente os horários de cada intervenção. De acordo com a Defesa Civil, não foram encontrados riscos às edificações no entorno da obra.

A orientação para moradores que notarem trincas ou danos causados por estilhaços é entrar em contato com os Bombeiros pelo 193 ou Defesa Civil pelo 199. Interessados em participar do grupo informativo podem contatar o responsável pela obra, Sr. Dilman, pelo telefone (35) 99186-5424.

Ouvindo...