Os vencedores do 18º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas foram anunciados neste fim de semana, em Itanhandu. Os cinco melhores queijos de cada uma das cinco categorias receberam troféus.
Na categoria Queijo Minas Artesanal (QMA), o campeão foi Alexandre Honorato, de Araxá. O segundo lugar ficou com José Orlando Ferreira Júnior, de Carrancas, e o terceiro com Maria Teresa Boari, de Coronel Xavier Chaves.
Já na categoria Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas (maturação de 14 a 30 dias), o primeiro lugar foi para Fabiano Fonseca, de Itamonte; em segundo ficou Jayme Mendes, de Alagoa; e em terceiro, Galeno Alvarenga Júnior, também de Itamonte.
Na categoria Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas – maturação acima de 50 dias, o vencedor foi Guilherme Maciel, de Aiuruoca. O segundo lugar ficou com Carlos Henrique Lamim, de Virgínia, e o terceiro com João Carlos de Carvalho Júnior, de Itamonte.
Valendo pela categoria Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas – com ingredientes opcionais ou defumados, os três primeiros colocados foram: Gustavo Pinheiro, de Itamonte (1º lugar); Arnaldo Ferreira Borges, de Aiuruoca (2º lugar); e Braz Pena, também de Itamonte (3º lugar).
Novidade no concurso, a categoria Queijo Minas Artesanal de Casca Florida Natural teve como campeão André Luís de Faria, de São Roque de Minas (Canastra). O segundo lugar foi para Vagner Soares, de Piumhi (Canastra), e o terceiro para Guilherme Alcântara, de Lavras (região não caracterizada).