Ouvindo...

Varginha passa a oferecer teste CPK gratuitamente na saúde municipal

Exame será realizado junto com o teste do pezinho, custeado pelo Tesouro Municipal, e auxilia no diagnóstico de doenças raras e neuromusculares.

Teste é oferecido gratuitamente e pode ajudar no diagnóstico de doenças raras.

Varginha passa a oferecer gratuitamente o teste CPK, que mede a quantidade da enzima creatina fosfoquinase no sangue. O exame auxilia no diagnóstico de problemas como infarto, distrofias musculares, miopatias e outras condições que podem comprometer a saúde muscular.

Segundo a Prefeitura, o teste não é obrigatório e será realizado junto com o teste do pezinho, sendo custeado pelo Tesouro Municipal. O anúncio da inclusão do exame na rede municipal de saúde foi feito na manhã desta sexta-feira (5), no Centro de Especialidades da Criança, e contou com a presença do prefeito Leonardo Ciacci, do vice-prefeito Antônio Silva, de vereadores e do médico Erick Cavalcante, pai do menino Enrico, diagnosticado com Distrofia Muscular de Duchenne.

Leia também

De acordo com o secretário de Saúde, Adrian Nogueira, o teste representa um avanço na atenção básica e na prevenção de doenças raras. “Então, a dosagem do CPK, é um exame importantíssimo para diagnóstico de doenças raras. Esse exame detecta doenças neuromusculares, que podem evoluir de uma maneira bem grave para as crianças que têm esse tipo de patologia. E nós, então, em Varginha, preocupados com a população infantil, já iniciamos esse teste aqui, sendo o primeiro município no Brasil a realizar o CPK através do teste do pezinho, um exame que será exclusivamente financiado pelo município de Varginha”.