O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo (16). Em Varginha, quase 4 mil estudantes e concluintes do ensino médio devem participar da avaliação.
Nessa reta final, é importante que os candidatos revisem os conteúdos, organizem o cronograma de sono e preparem os lanches para o dia da prova.
Além disso, para realizar o exame, o participante deve apresentar um documento de identificação original com foto, emitido por órgãos oficiais, conforme especificado no edital.
O Professor de História, Gustavo Paiva, leciona no colégio Santos Anjos, em Varginha, e orienta sobre os últimos detalhes.
“Então, nessa reta final, dá pra continuar estudando sim, tá? Mas o estudo agora é bem pontual. Agora você vai pegar os seus últimos erros estimulados, suas últimas dúvidas e fazer bastante exercício sobre o assunto, né? Então, não é uma revisão em que você vai ver matéria nova, vai ficar lendo tempos e tempos — é com exercício. Você pode até pegar provas antigas do Enem. “Ah, professor, eu já fiz todas!” Pega o Enem PPL, né? Que é o Enem para Pessoas Privadas de Liberdade, é a mesma banca. Assim você se acostuma com o estilo das questões e mantém a cabeça funcionando, mas sem exagero. Chegando nessa reta final, o importante é dormir bem, principalmente de sábado pra domingo, pra cabeça estar funcionando. E no grande dia, a dica você já sabe: comer tranquilo, comer leve, chegar na prova descansado, sem sono e concentrado. Neste domingo agora, que é o dia de Matemática e Ciências da Natureza, a estrela é a Matemática — é nela que você consegue a maior nota, né? Você que está buscando aqueles 40 acertos em Matemática pra passar dos 800 pontos, foca nisso. Ciências da Natureza vem depois, com sua importância também, mas o destaque do dia vai pra Matemática. Faz a prova primeiro, pega os exercícios fáceis e deixa os difíceis pro final”, disse.