O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), em conjunto com a Guarda Civil Municipal de Varginha, deflagrou uma operação nesta sexta-feira (19) para combater a clandestinidade de produtos de origem animal. O foco da ação foi o comércio local, onde mercadorias irregulares seriam distribuídas.
A fiscalização foi motivada por uma denúncia sobre o recebimento de leitoas abatidas clandestinamente, ou seja, fora de abatedouros regularizados. Segundo as autoridades, esses animais seriam comercializados em estabelecimentos de Varginha sem qualquer controle sanitário.
A motivação central da ação é a segurança do consumidor. O SIM alerta que o consumo de carne sem inspeção oferece alto risco de transmissão de doenças graves. Produtos que não passam pelos processos oficiais de fiscalização não possuem garantia de qualidade ou procedência.
Além das questões de saúde, os órgãos alertam para a crueldade animal. Abatedouros clandestinos não respeitam as normas de bem-estar, resultando frequentemente em animais que sofrem maus-tratos e são submetidos a métodos de abate cruéis.