Lavras vai ganhar um Centro de Excelência em Cafeicultura de Montanha. O projeto foi lançado nesta terça-feira (2) pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
Serão destinados cerca de R$ 17 milhões para a estruturação da unidade, que tem como objetivos a promoção do desenvolvimento sustentável; o fortalecimento da economia regional e a melhoria da qualidade do café produzido na região.
O Centro de Excelência em Cafeicultura de Montanha será coordenado por Marcelo Ribeiro Malta, pesquisador da Epamig. A instituição já possui campos experimentais de café na cidade, e o objetivo será trabalhar em conjunto com equipes de outras instituições, como as Universidades Federais de Lavras e de Viçosa.
O anúncio foi feito durante evento realizado no Instituto de Laticínios Cândido Tostes, da Epamig, em Juiz de Fora, na Zona da Mata. De acordo com o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, Luiz Gustavo Cançado, o Centro é resultado do esforço da fundação em fomentar grandes competências do Estado, especialmente aquelas de caráter aplicado e de relevância econômica. “Com esse aporte, espera-se impulsionar a produção de Minas, que hoje é um dos maiores exportadores de café do mundo”, disse Cançado.