Lavras terá um Centro de Excelência em Cafeicultura com R$ 17 milhões

O Governo de Minas, por meio da Fapemig, lançou nesta terça-feira (2) o projeto do Centro de Excelência em Cafeicultura de Montanha em Lavras, focado no desenvolvimento sustentável e na qualidade do café regional.

Anúncio foi feito durante evento realizado no Instituto de Laticínios Cândido Tostes, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Juiz de Fora, na Zona da Mata.

Lavras vai ganhar um Centro de Excelência em Cafeicultura de Montanha. O projeto foi lançado nesta terça-feira (2) pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Serão destinados cerca de R$ 17 milhões para a estruturação da unidade, que tem como objetivos a promoção do desenvolvimento sustentável; o fortalecimento da economia regional e a melhoria da qualidade do café produzido na região.

Leia também

O Centro de Excelência em Cafeicultura de Montanha será coordenado por Marcelo Ribeiro Malta, pesquisador da Epamig. A instituição já possui campos experimentais de café na cidade, e o objetivo será trabalhar em conjunto com equipes de outras instituições, como as Universidades Federais de Lavras e de Viçosa.

O anúncio foi feito durante evento realizado no Instituto de Laticínios Cândido Tostes, da Epamig, em Juiz de Fora, na Zona da Mata. De acordo com o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, Luiz Gustavo Cançado, o Centro é resultado do esforço da fundação em fomentar grandes competências do Estado, especialmente aquelas de caráter aplicado e de relevância econômica. “Com esse aporte, espera-se impulsionar a produção de Minas, que hoje é um dos maiores exportadores de café do mundo”, disse Cançado.

Ouvindo...