O Ministério Público de Minas Gerais conseguiu a condenação de um homem que tentou matar a companheira em Varginha, em setembro do ano passado. A divulgação da condenação foi feita hoje. O criminoso foi condenado a 12 anos e 11 meses de prisão, em regime fechado, por tentativa de homicídio triplamente qualificado, por motivo fútil, e meio que dificultou a defesa da vítima. Além disso, responde por ameaça em violência doméstica.
Além da prisão, a Justiça condenou o homem a pagar uma indenização por danos morais à vítima, no valor de R$ 10 mil, a pedido do Ministério Público.
O promotor de Justiça, Oziel Bastos de Amorim, da 4ª Promotoria de Justiça de Varginha, que atuou no julgamento, afirmou que a tentativa de feminicídio ocorreu em cenário de violência doméstica porque o autor não concordava que a vítima saísse de casa, e dificultou a tentativa de defesa ao se aproximar da mulher, armado com uma faca, sem que ela notasse.
A filha e a nora da vítima também processam o homem por ameaça. Ele já estava preso preventivamente e não pode recorrer da sentença em liberdade.
A mulher esfaqueada afirmou no processo que ainda vive com medo, faz tratamento psiquiátrico para tentar seguir a vida de forma produtiva. O Ministério Público não divulgou os nomes do autor e da vítima.