A Fundação Procafé divulgou um comunicado oficial pedindo que as pessoas parem de comprar sementes de café da instituição para envio ao exterior. Segundo a nota, a Fundação Procafé, entidade sem fins lucrativos, que trabalha em prol do desenvolvimento da cafeicultura brasileira, para tornar os cafeicultores do país cada vez mais competitivos, reforça o fato de que é contra a venda, o envio e o repasse de suas sementes para produtores estrangeiros.
“As cultivares de café desenvolvidas com muito empenho, esforço e recursos dos próprios cafeicultores brasileiros, consistem em um dos principais pilares do desenvolvimento tecnológico que vem sustentando a vantagem competitiva do país e mantendo a cafeicultura brasileira na vanguarda da produção mundial. Portanto, contamos encarecidamente com a compreensão e apoio de todos para inibir o envio de sementes da Fundação Procafé para outros países”, afirma a nota.
Ainda segundo a Procafé, enviar as sementes para outros países transfere a inovação tecnológica de graça a concorrentes. E que os casos de envio de sementes, sem as devidas autorizações e processos legais estão sendo identificados e denunciados aos órgãos que tomarão providências.
A nota na íntegra pode ser lida no site oficial: