Festas em Varginha: Bombeiros alertam sobre fogos e bebidas na virada do ano

Com as diversas festas em Varginha agendadas para esta quarta-feira (31), o Corpo de Bombeiros reforça cuidados com fogos de artifício e o consumo de bebidas. Saiba como agir em casos de emergência e quais órgãos acionar.

Tenente Paulo Estevam lembra que é importante controlar o consumo excessivo de álcool.

Nesta quarta-feira (31), acontecem muitas festas em Varginha e região, o que pode acarretar vários acidentes com bebidas ou fogos de artifício. O tenente Paulo Estevam lembra que é importante controlar o consumo excessivo de álcool. “Nós orientamos para que as pessoas não bebam e dirijam”, relembrou.

Perigos com fogos de artifício

Ele também destaca que o uso de fogos de artifício pode oferecer riscos à saúde. Vale lembrar que fogos com estampido são proibidos em Varginha. “Muitas pessoas fazem a soltura desse artefato, fazem o uso de um jeito errado, colocando em risco de queimaduras e até de ferimentos graves”, reforçou o tenente. É fundamental verificar a regulamentação e as instruções desses produtos antes do uso.

Leia também

Como agir em emergências

O tenente acrescenta que, em casos de emergência, os bombeiros devem ser acionados imediatamente. “É uma época em que o pessoal passa muito mal, às vezes com bebida ou com comida, e não sabe quem acionar, se o bombeiro ou o SAMU”, explica.

Confira qual órgão priorizar dependendo da situação:

  • Corpo de Bombeiros (193): Indicado para casos de acidentes com vítimas presas às ferragens e traumas graves. Atendimento 24 horas.
  • SAMU (192): Indicado para casos em que a pessoa passa mal (mal súbito, intoxicações). Atendimento 24 horas.

Em situações de dúvida, o interessante é que a pessoa ligue para qualquer um dos órgãos de emergência. Dependendo da gravidade e da situação, uma ambulância será enviada ao local para prestar o socorro necessário.

Ouvindo...