Polícia Civil investiga esquema de golpes envolvendo influenciador digital e contas bancárias emprestadas. A operação foi desencadeada nesta quarta-feira (22) nas cidades de Goiânia e Trindade, no estado de Goiás, para investigar um esquema de estelionato eletrônico que envolvia um influenciador digital. A ação resultou no cumprimento de três mandados de prisão temporária, cinco de busca e apreensão e no bloqueio judicial de 21 contas bancárias.
A investigação teve início em 2022, em São Sebastião do Paraíso, após uma mulher ser induzida a transferir R$ 4 mil para criminosos que haviam clonado o contato da irmã dela. Os policiais identificaram que o valor foi recebido por uma mulher de 28 anos, moradora de Trindade. Ela foi presa em flagrante e confessou ter emprestado sua conta bancária em troca de 10% do valor obtido com cada golpe.
A partir dessa prisão, os investigadores descobriram outros envolvidos e desarticularam um esquema interestadual de estelionato eletrônico, liderado por um DJ e influenciador digital de 22 anos. Ele usava um perfil com mais de 20 mil seguidores no Instagram para recrutar pessoas dispostas a “emprestar” suas contas bancárias, oferecendo pagamento de comissões. Além disso, também fazia rifas ilegais.
Durante as investigações, a Polícia Civil identificou ainda uma mulher de 26 anos que atuava na logística do grupo, ela era responsável por recolher o dinheiro desviado e repassá-lo aos líderes da organização. O valor era dividido entre diversas contas bancárias.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos aparelhos celulares, que serão encaminhados à Perícia Criminal e à Inspetoria de Investigadores para análise. Os suspeitos presos foram levados para unidades prisionais de Goiás, e as investigações continuam.