A Igreja Católica celebra nesta quinta-feira (19) o Dia de Corpus Christi. Além das missas especiais, os tapetes fazem parte da tradição desta data. A festa relembra a Última Ceia de Jesus Cristo com os apóstolos, momento em que Jesus instituiu a Eucaristia, deixando aos cristãos o ensinamento de que o pão e o vinho consagrados representam seu corpo e sangue.
“A solenidade acontece sempre 60 dias depois do domingo da Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à Quinta-feira Santa, quando Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia. Então, nós temos dentro do nosso calendário litúrgico o nosso ano litúrgico, que começa no primeiro domingo do Advento, que são aquelas quatro semanas que antecedem o Natal e se estendem até a solenidade de Cristo Rei. Nós temos esse período pascal, que é concluído na celebração de Pentecostes. Uma semana depois de Pentecostes, celebramos a solenidade da Santíssima Trindade. Logo depois, na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, celebramos Corpus Christi. E na semana seguinte a Corpus Christi, celebramos a festa do Sagrado Coração de Jesus. Por isso, a solenidade de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do domingo da Páscoa”, explica o padre Máximo, da Paróquia do Rosário, em Varginha.
Em Varginha, o momento de fé será celebrado nas nove paróquias da cidade, com missas, procissões e o convite para que os fiéis também enfeitem as portas e fachadas de suas casas em homenagem à data. “A Eucaristia é a nossa salvação, por isso nós saímos em procissão após a missa com o Santíssimo Sacramento por algumas ruas de nossas paróquias. E essas ruas enfeitadas, e os enfeites, servem para nós demonstrarmos o nosso amor por Jesus, a nossa adoração, o nosso louvor por Ele, que passará através do sacramento da Eucaristia”, explica o padre João Paulo, da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, também no município.
Ana Paula, membro da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, ajuda todo ano na confecção de tapetes. “Já costumo ajudar na confecção de tapetes de Corpus Christi. Os materiais que vamos utilizar são a palha de café, a borra de café usado, casca de ovo e tampinha de garrafa. Estou muito animada para participar dessa demonstração de amor, né? De adoração ao nosso Senhor Jesus Cristo.”
Programação por paróquia:
Paróquia Divino Espírito Santo
- 9h – Santa Missa na Matriz e nas comunidades, seguida de procissão.
- 19h – Santa Missa na Matriz.
Paróquia Frei Galvão
- 15h - Missa na Matriz. Depois procissão até a Igreja São José no Centenário.
Paróquia Imaculada Conceição
- 15h – Santa Missa no Ginásio Poliesportivo do CAIC I, seguida de solene procissão com o Santíssimo Sacramento até a Matriz da Imaculada Conceição.
Trajeto da procissão: Av. Francisco Ferreira de Carvalho, Rua Rio Zaire, Rua Santa Efigênia, Rua Santa Isabel, chegando pela Av. Manoel Vida até a Matriz da Imaculada Conceição.
Paróquia Mártir São Sebastião
- 7h – Missa/sem procissão.
- 7h – Missa na Comunidade Sagrado Coração de Jesus. Com procissão para o terro da Igreja da Com. Santa Luzia, onde haverá a benção.
- 10h – Missa na Comunidade Santo Expedito (Tachos). Com procissão e benção.
- 15h – Missa com procissão para Igreja de Santa Maria, onde haverá a benção.
Paróquia Nossa Senhora Aparecida
- 9h – Missa na Matriz, logo após procissão até a Comunidade Rainha da Paz, onde haverá Benção do Santíssimo Sacramento.
Paróquia Nossa Senhora de Fátima
- 8h – Santa Missa na Matriz, seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento.
- 9h – Santa Missa na Igreja Santo Expedito, seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento.
- 9h – Celebração da Palavra na Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Boa Vista).
- 19h – Santa Missa na Matriz.
Paróquia do Rosário
- 7h – Santa Missa na Praça Santa Cruz.
Na sequência, procissão pela Rua Tonico Xavier até a Matriz do Rosário.
Paróquia Santana
- 9h – Celebração Eucarística na Matriz, em seguida procissão.
- 19h – Celebração Eucarística, Paróquia de Sant’Ana.
Paróquia São José
- 3h – Início da confecção do tradicional tapete de Corpus Christi na comunidade.
- 7h – Início da confecção do tapete na Comunidade Imaculado Coração de Maria.
- 9h – Solene Celebração Eucarística do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo na Igreja Matriz São José. Em seguida, procissão com o Santíssimo Sacramento em direção à Igreja Santo Afonso.
Trajeto da procissão: Rua Bráz Paione, Rua dos Operários, Rua Álvaro Ribeiro, Rua Delfraro Anselmo. - 13h – Solene Celebração Eucarística na Comunidade São Sebastião (Fazenda Pouso Alegre).
- 16h – Solene Celebração Eucarística na Igreja Imaculado Coração de Maria. Em seguida, procissão com o Santíssimo Sacramento até o Sítio da família do Sr. Ramiro.