Obras estratégicas de adequação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Três Corações estão em andamento pelas equipes da Copasa. A previsão de conclusão é para dezembro do ano que vem, com investimento superior a R$ 8,6 milhões.
Entre as melhorias está a modernização do interceptor Rio do Peixe, com a implantação de mais de 3.600 metros de tubulação, ligando o bairro Alterosa à unidade de bombeamento do bairro Santana.
O projeto também prevê a construção de três unidades de bombeamento de esgoto: duas de alteamento, para bombear o esgoto das áreas mais baixas para as mais altas, nos bairros Odilon Resende e Parque São José; e uma unidade de esgoto bruto no sistema prisional de Três Corações.
Vários bairros serão beneficiados
Serão beneficiados mais de 1.200 presidiários e cerca de 100 funcionários, essas obras também vão aprimorar a qualidade de vida de mais de 20 mil moradores na região dos bairros Jardim Belo Horizonte, Alterosa, Odilon Resende, Vilas Boas, Parque São José, Santana e Jardim das Hortênsias.
As melhorias no interceptor de esgoto Rio do Peixe devem ampliar a capacidade de transporte de esgoto até à unidade de tratamento, eliminando a sobrecarga das redes coletoras. Já em relação ao presídio, a nova unidade de bombeamento vai contar com um sistema de trituração, projetado para garantir maior eficiência e preservar a durabilidade das bombas.
Além disso, será instalado um grupo gerador de energia elétrica, que vai permitir manter a estação em funcionamento mesmo em situações de interrupção no fornecimento de energia, assegurando a continuidade do serviço.