Na última segunda-feira (18), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Sul de Minas realizou a 1ª edição da Confraria da Gastronomia Mineira – Edição Tilápia, na Água Doce Cachaçaria, em Varginha. Participaram chefs, cozinheiros, donos de bares e restaurantes, alunos de gastronomia, entusiastas da culinária brasileira e donas de casa.
O evento gratuito contou com a capacitação do chef renomado, Ricardo Martin, que ensinou sobre higienização, limpeza e corte da tilápia, mostrando o melhor aproveitamento de todas as partes, demonstrando a versatilidade da tilápia e preparando três receitas: “Tilápia Ribeirinha Picante com Abacaxi Fumegante”, “Sanduíches de Tilápia da Ponte das Amoras” e “Surf And Turf de Tilápia À Moda do Lago de Furnas”.
Os presentes receberam informações distintas sobre a tilápia. Além das três receitas preparadas, receberam também a receita do sal temperado para ser utilizado em peixes, carnes, molhos, saladas, entre outros, e outras duas receitas: “Tilápia Grelhada com Limão Siciliano e Ervas Finas” e “Tilápia ao Molho de Maracujá e Gengibre”. Ao final do curso, todos receberam certificado de participação.
De acordo com o presidente da Abrasel no Sul de Minas, André Yuki, a capacitação gratuita teve duração de cinco horas e teve como objetivo valorizar ingredientes tradicionais de Minas Gerais, como a tilápia. “O projeto evidencia o sabor e a versatilidade desses alimentos, ao mesmo tempo em que estimula práticas sustentáveis, reforça a identidade cultural mineira e impulsiona o desenvolvimento econômico local. Além de capacitar e inspirar profissionais e apaixonados pela gastronomia, a iniciativa também busca incentivar a criação de pratos criativos a partir de produtos regionais, fortalecer a culinária mineira, fomentar o turismo gastronômico, movimentar a economia local e dar visibilidade a talentos e receitas que preservam e, ao mesmo tempo, renovam a tradição do estado”, ressaltou.
André agradeceu a todos que participaram e a Peixaria Pantanal, que apoiou a capacitação na doação dos filés de tilápia e tilápias inteiras. A segunda edição do projeto será com a carne de porco, no dia 15/09. As inscrições gratuitas podem ser realizadas pelo WhatsApp: (35) 9 9990-2020.
O evento foi aprovado e habilitado no Edital PNAB 05/2024 – capacitação, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – Secult, com recursos do Governo Federal, repassados pelo Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).