O comércio em Minas Gerais inicia o ano com otimismo. Segundo a pesquisa de Expectativa de Vendas realizada pela Fecomércio MG, 63,1% dos empresários acreditam que o desempenho deste primeiro semestre de 2026 será superior ao registrado na metade final de 2025. O estudo, que ouviu 434 empresas em todo o estado, revela que o mercado de trabalho aquecido é o principal motor dessa confiança.
A expectativa positiva é sustentada pelo ganho real de renda das famílias, que reduz a cautela na hora de consumir. Para impulsionar os negócios, 43,9% das empresas pretendem investir em propaganda e divulgação, enquanto 30,4% apostarão em promoções. Em relação às datas comemorativas, o Dia das Mães lidera a preferência de 62,9% dos lojistas para alavancar o faturamento, seguido pelo Carnaval e pelo Dia dos Namorados.
A economista da Fecomércio MG, Gabriela Martins, pondera que, embora existam desafios como os juros altos e o endividamento, o cenário atual favorece o varejo. “O mercado de trabalho aquecido gera um espaço para os empresários do comércio continuarem aumentando suas vendas”, explica a especialista, reforçando que o atendimento diferenciado também será uma estratégia chave.
Quanto aos meios de pagamento, o cartão de crédito parcelado deve ser o mais utilizado, segundo 35% das empresas, seguido de perto pelo Pix, com 33,9%. Para o fechamento do ano, o clima também é de esperança: mais da metade das empresas mineiras acredita que 2026 terminará com resultados melhores do que o ano passado.