Ouvindo...

Campeonato Veterano de Varginha começa neste sábado com homenagem a José Aladir Soares

Partida de estreia acontece no Rubro-Negro às 15h.

Milton Tavares Júnior, secretário municipal de Esporte e Lazer, destacou a importância da homenagem ao afirmar que “dar o nome do campeonato a José Aladir é um agradecimento por tudo que ele representa”.

O Campeonato Veterano de Varginha tem início neste sábado (9), às 15h, no Rubro-Negro. A partida de estreia será entre as equipes Canaã e Sparta Futebol Clube.

A edição deste ano homenageia José Aladir Soares, filho de Pedro Claudiano Soares e de Augusta Martins Soares. José cresceu na Vila Barcelona, apaixonou-se pelo esporte e tornou-se um grande nome do futebol amador da cidade. Por isso, segundo a Prefeitura, nesta edição a competição passa a se chamar Campeonato José Aladir de Veterano de Varginha.

Milton Tavares Júnior, secretário municipal de Esporte e Lazer, destacou a importância da homenagem ao afirmar que “dar o nome do campeonato a José Aladir é um agradecimento por tudo que ele representa para o esporte de Varginha. Como atleta, jornalista e comunicador esportivo, ele levou o nome da nossa cidade profissionalismo e paixão. Essa homenagem é para eternizar sua história junto ao futebol amador e inspirar novas gerações”.

Leia também

Uma vida dedicada ao futebol e à comunicação esportiva

Nascido em uma família humilde, José Aladir é filho do pedreiro Pedro Claudiano Soares e da dona de casa Augusta Martins Soares. Cresceu no Bairro Barcelona, onde, ainda criança, transformava um pedaço da horta de casa em campinho de futebol. A paixão pelo esporte nasceu cedo, influenciado pelo pai, que também foi jogador e campeão por equipes históricas como VEC e AVEA.

Goleiro por natureza — mesmo que escolhido “por ser o mais ruim entre os irmãos”, como conta com bom humor —, José Aladir construiu uma carreira sólida no futebol amador, defendendo equipes como Apolo, Bonsucesso, Sodrogas FC, Barcelona, Vila, Vila Nova, além de inúmeras participações em campeonatos da zona rural e cidades vizinhas. Em quadra, foi tricampeão de futsal no VTC, no antigo ginásio Minhocão.

Após se aposentar dos gramados, continuou servindo ao esporte como repórter, narrador, comentarista, produtor e apresentador de programas esportivos, atuando há mais de 25 anos como jornalista profissional (MT 08007). Sua voz se tornou familiar nas transmissões da Rádio Melodia FM, além de passagens marcantes pelas TV Princesa, Record Rede Mais HD, TV Garoa e SIFI Web TV, acompanhando o futebol profissional por todo o Brasil.

Casado com Luiza Helena da Silva, com quem compartilha a vida há 18 anos, José Aladir é pai de Walace Rocha Soares e Polyana Rocha Soares, e avô de Iury, Júlia e João Lucas — uma família que sempre o apoiou em todas as jornadas dentro e fora dos campos.