Ouvindo...

Câmara Municipal de Pouso Alegre abre CPI para investigar suposta violação de direitos humanos pela Prefeitura

Denúncia aponta truculência na remoção de pessoas em situação de rua

Materiais apreendidos na operação “Invisíveis”, que também investiga o caso

A Câmara Municipal de Pouso Alegre abriu uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito – para investigar possível violação dos direitos humanos por parte da prefeitura, no tratamento a pessoas em situação de rua.

Os vereadores vão investigar denúncia de remoção e deslocamento de pessoas das ruas de Pouso Alegre para outras cidades, sem o desejo ou o consentimento delas.

As ações da prefeitura já são alvo de investigação pelo Ministério Público de Minas Gerais e pela Polícia Civil, que fizeram no início de julho, a operação “Invisíveis”, que cumpriu mandados de busca e apreensão em 10 endereços de agentes públicos de Pouso Alegre. Segundo a investigação, os crimes teriam sido cometidos entre junho e setembro de 2024.

A CPI da câmara municipal terá reuniões todas as segundas-feiras, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do legislativo municipal de Pouso Alegre.

Estela Torres é jornalista pela Universidade de Alfenas e pós graduada em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Está na Itatiaia Sul de Minas desde a instalação da emissora em Varginha, em 2009, atuando como produtora, repórter e apresentadora .