Policiais militares de vários municípios próximos a Guaxupé estão mobilizados para localizar os criminosos que atacaram a agência da Caixa Econômica e o quartel da PM na cidade, durante a madrugada desta terça-feira (8). Um policial militar sofreu ferimentos leves causados por estilhaços de vidro. A sede do quartel apresenta marcas de tiros nas paredes, e a porta de vidro foi estilhaçada pelos disparos feitos pela quadrilha.
O Comando de Missões Especiais, por meio do BOPE, e o Comando de Aviação do Estado também estão envolvidos na operação de captura. A quadrilha utilizou cinco veículos para a fuga, deixando o Centro de Guaxupé e tomando as rodovias. Pelo menos dois dos carros usados no crime foram encontrados abandonados em estradas rurais do município. Um dos veículos estava capotado.
Até a publicação desta matéria, nenhum suspeito havia sido encontrado, e não havia informações sobre a quantidade de dinheiro levada. As forças de segurança envolvidas na operação irão conceder uma coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira, na sede da Prefeitura de Guaxupé, onde serão divulgados os detalhes das primeiras horas da busca pelos criminosos.
Esse tipo de crime, conhecido como “novo cangaço”, havia diminuído consideravelmente em todo o estado. O número de ocorrências caiu de 150 em 2018 para apenas quatro no ano passado, conforme informou nesta terça-feira o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões. Ele afirmou que esse tipo de ataque gera preocupação e garantiu que as forças de segurança estão dedicadas à captura dos envolvidos.
Ação dos criminosos
Na madrugada desta terça-feira (8), criminosos armados atacaram uma agência bancária de Guaxupé e o quartel da Polícia Militar. Moradores relataram que, por volta das 1h40, começaram a ser ouvidas intensas rajadas de tiros pelas ruas da área central. A agência da Caixa foi atacada, e imagens mostram vidros estilhaçados na calçada, mas ainda não há confirmação sobre a abertura do cofre ou dos caixas eletrônicos, nem se o roubo foi realmente consumado.
Apesar de o Centro de Guaxupé abrigar várias outras agências bancárias, o que se sabe até o momento é que apenas a Caixa foi alvo da quadrilha, que também disparou contra o quartel da PM. Imagens nas redes sociais, feitas por moradores, mostram que a quadrilha fugiu em pelo menos dois carros de passeio e conseguiu deixar a cidade, tomando a rodovia.