Ouvindo...

Conab divulga primeira estimativa para safra de café de 2025

Previsão é de queda em MG e aumento no ES

A primeira estimativa da safra brasileira de café para 2025 aponta total de 51,8 milhões de sacas de café beneficiado, redução de 4,4% em relação à safra anterior, A informação é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgada nessa terça-feira (28).

Baixa bienalidade, pouca chuva e altas temperaturas nas fases de floração são os motivos da queda.

A previsão é de média nacional de 28 sacas por hectare, 3% abaixo do rendimento de 2024. A área total plantada com café tem crescimento de 0,5%, com 2,25 milhões de hectares, sendo 1,85 milhão de hectares em produção e 391,46 mil hectares em formação.

Para o café arábica, a estimativa aponta produção de 34,7 milhões de sacas, queda de 12,4% em relação ao ano anterior.

Minas Gerais, maior produtor nacional, deve ter 24,8 milhões de sacas, redução de 11,6% em relação ao ano anterior, devido ao ciclo de baixa bienalidade e à seca prolongada antes da floração. Já o Espírito Santo, segundo maior produtor, deve ter crescimento de 9%, com 15,1 milhões de sacas, impulsionado pela produção de conilon, devido aos bons volumes de chuvas entre julho e agosto.

O boletim completo pode ser consultado em:

https://www.conab.gov.br/info-agro/safras/cafe?view=default

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Estela Torres é jornalista pela Universidade de Alfenas e pós graduada em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Está na Itatiaia Sul de Minas desde a instalação da emissora em Varginha, em 2009, atuando como produtora, repórter e apresentadora .
Leia mais