Ouvindo...

Ingerir mais fibras pode auxiliar no tratamento contra melanoma, diz estudo

Os voluntários da pesquisa foram acompanhados durante 10 semanas com imunoterapia, que ativa células imunes para combater o câncer

Câncer de pele é o mais frequente no Brasil

Ter uma dieta rica em fibras, com ingestão de até 50 gramas por dia, pode potencializar os efeitos da imunoterapia contra o melanoma, um dos tipos mais agressivos de câncer de pele, apontou um estudo.

Segundo a pesquisa, apresentada no congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), em Chicago, nos Estados Unidos, a medida pode ajudar na redução do tamanho dos tumores, prolongando o tempo de sobrevida dos pacientes e aliviar os efeitos colaterais do tratamento.

Os voluntários da pesquisa foram acompanhados durante 10 semanas com imunoterapia, que ativa células imunes para combater o câncer. Eles foram divididos em dois grupos, onde 28 pacientes seguiram uma dieta com aumento progressivo de fibras (de 30g a 50g de fibras por dia), enquanto outros 15 continuaram a ingerir 20 gramas por dia.

Leia também

Para garantir a adesão à dieta, os voluntários incluíram ingredientes ricos em fibras típicos da culinária do Texas, como frango teriaky com brócolis, muffin inglês, burrito de frango com feijão, brownie de feijão preto, laranja e uva.

Nos casos em que a imunoterapia foi usada antes da cirurgia ou em tumores que não poderiam ser removidos cirurgicamente, os resultados foram expressivos: 77% dos pacientes que seguiam a dieta rica em fibras obtiveram redução no tumor, contra 29% do outro grupo. Os que comeram fibras também tiveram maior sobrevida livre de progressão e menor reincidência da doença ao longo dos meses.

Os efeitos colaterais do tratamento também foram menores nos que consumiram mais fibras.

*Com Agência Einstein

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.