Ouvindo...

Doador de órgãos em BH possibilita 1º transplante de pulmão após 11 anos em Minas

Corpo do paciente foi vestido com camisa do Atlético ao ser levado para o bloco cirúrgico e foi aplaudido pela equipe do Hospital Risoleta Neves

Doador de órgãos em BH possibilita 1º transplante de pulmão após 11 anos em Minas

O Hospital Risoleta Neves, em Belo Horizonte, realizou nesta sexta-feira (24) a captação de um pulmão que possibilitará o primeiro transplante do órgão após 11 anos em Minas Gerais, que ficaram suspensos de 2014 a 2023.

O doador passou pelo “Corredor da Honra” com a camisa do Atlético e foi aplaudido pela equipe médica. Além do pulmão, a doação viabilizou a captação de múltiplos órgãos e tecidos.

O Risoleta Neves explicou que o Corredor da Honra é realizado na saída do CTI (Centro de Terapia Intensiva) em direção ao bloco cirúrgico após a comprovação da morte encefálica de um paciente doador de órgãos.

A escolha do doador utilizar uma camisa do Atlético foi da família, que solicitou que ele estivesse com o uniforme do time do coração durante o percurso.

O processo de doação no Hospital Risoleta Neves é realizado em articulação com o MG Transplantes (Central Estadual de Transplantes em Minas Gerais), responsável pela regulação, logística e alocação dos órgãos e tecidos.

Leia também

Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.
Estudante de jornalismo pela PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre Cidades, Brasil e Mundo.