O verão e as altas temperaturas exigem uma série de precauções com o nosso corpo. É preciso beber mais água, usar protetor solar, mas também é importante pensar na saúde dos fios e do couro cabeludo, que ficam diretamente expostos aos raios solares.
Os raios ultravioletas (UV), emitidos pelo sol, podem danificar a estrutura dos fios provocando ressecamento, quebra, desbotamento da cor e alterações na textura capilar.
Por conta do calor, é muito comum irmos para a piscina ou para a praia. O problema é que o cloro e o sal, além do sol, também são prejudiciais para a saúde dos cabelos.
Como proteger os fios na piscina ou na praia?
Antes de entrar na piscina, é recomendado que molhar o cabelo com água doce, já que ela pode ajudar a reduzir a absorção do cloro.
Além disso, é recomendado usar produtos que selam os fios e impeçam o cloro e os raios solares, como cremes mais leves, óleos (com proteção térmica) e reparador de pontas.
Após sair da água, foque na recuperação capilar
Depois do mergulho, a primeira coisa a se fazer é enxaguar o cabelo em água doce para remover qualquer resíduo do sal ou do cloro.
É importante também recompor a hidratação dos fios. Para isso, aposte em shampoos, condicionadores e máscaras ricos em nutrientes, para manter as madeixas macias e saudáveis.
E se o cloro deixar meu cabelo verde?
Quem tem fios loiros precisa tomar um cuidado adicional com a água da piscina, já que corre um risco do cabelo manchar devido ao cloro.
Para evitar esse problema, antes de entrar na piscina, aplique um leave-in, uma máscara hidratante branca e evite mergulhos muito longos.
Evite horários mais quentes
Embora seja difícil, o sol muito intenso não é bom nem para o corpo e nem para os cabelos. Evite ficar muito tempo exposto aos raios UV durante os horários mais intensos, entre às 10h e 16h.
Nesse período, como os raios são mais fortes, a chance de um ressecamento e desidratação dos fios é maior.
Além de usar protetor solar, é recomendado usar proteção na cabeça como chapéus, bonés e lenços.