A cantora pop Beyoncé lançou nesta terça-feira (20) a linha de cosméticos “Cécred”, voltada para tratamentos capilares. Em uma entrevista para a revista Essence, a artista pontuou que decidiu lançar a marca devido à sua forte relação com os cabelos, já que sua mãe, Tina Knowles, teve um salão de beleza por muito tempo. Outro ponto que Beyoncé afirmou ser um agravante na sua relação com as madeixas é o fato de ela ter psoríase no couro cabeludo.
“Tenho muitas lembranças lindas ligadas ao meu cabelo. A relação que temos com o nosso cabelo é uma jornada profundamente pessoal. Desde passar a infância no salão da minha mãe até meu pai aplicar óleo no meu couro cabeludo para tratar minha psoríase – esses momentos foram sagrados para mim”, contou à revista.
O que é psoríase?
Em entrevista à Itatiaia, a médica Gisele Viana de Oliveira, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia regional de Minas Gerais, deu detalhes sobre o que é a psoríase. "É uma doença inflamatória cronica da pele, que tem como característica a inflamação. Normalmente, se apresenta como uma escamação da pele onde aparece placas geralmente avermelhadas”, informou.
Psoríase é uma doença contagiosa?
Não. Segundo a profissional, a psoríase não é contagiosa. Ela destaca que apesar de ser uma doença que possui relação com o sistema imunológico, não é autoimune, mas sim imunomediada. Ou seja, a psoríase ocorre quando há uma resposta inflamatória anormal no organismo do paciente, após a exposição a algum gatilho.
Oliveira também pontua sobre importância de desconstruir preconceitos em relação à condição. “Muitas pessoas pensam que se utilizarem uma escova de cabelo de alguém que tem psoríase podem ser contaminadas. Mas isso não acontece, porque a psoríase não é contagiosa, mas sim uma inflamação decorrente da resposta imunológica”.
O que pode desencadear a psoríase?
A causa da psoríase é desconhecida, mas a dermatologista esclarece que existem alguns fatores que podem desencadeá-la:
- Predisposição Genética
- Gatilhos emocionais
- Queda no sistema imunológico
- Infecção
- Estresse
Oliveira também destaca regiões do corpo onde as inflamações são mais comuns:
- Couro Cabeludo
- Cotovelo
- Joelho
- Palmas das Mãos
- Plantas dos pés
- Unhas dos pés
- Troncos
As lesões podem ocorrem tanto em homens quanto em mulheres e costumam atingir ambos os lados do corpo. A profissional também alerta sobre outra forma da doença, a artrite psoriásica, também conhecida como psoríase artropática - que atinge as articulações.
A psoríase tem cura?
A doença não tem cura, mas pode ser tratada e ter resultados a longo prazo. “Hoje, os tratamentos têm dado ótimos resultados e levado ao controle prolongado da doença”, explica Oliveira.
Alertas!
Fenômeno de Koebner
Com a popularização das redes sociais, muitas pessoas têm se passado por especialistas sem terem a formação adequada para recomendarem tratamentos, principalmente, para a pele. Esse cenário tem preocupado Oliveira, porque observou o crescimento do número de pacientes que vão ao seu consultório apresentando o fenômeno de Koebner. “O Fenômeno de Koebner, nada mais é que um agravamento das doenças devido a um trauma no local. Isso acontece muito em pacientes que passam por tratamentos com agulhamento e que desencadeiam um agravamento no quadro de psoríase”
Tratamentos milagrosos
Além disso, oliveira também chama a atenção para profissionais que se aproveitam de doenças dermatológicas para proporem tratamentos sem terem estudado medicina ou especializado em dermatologia. “A psoríase é uma doença que não é tratada com cosméticos, ela é tratada por medicamentos e tratamentos médicos. Em muitos casos é necessário um tratamento sistêmico, com auxílio, inclusive de reumatologistas. É importante que as pessoas não acreditem em tratamentos milagrosos”, pontua.
Sintomas mascarados
Outro ponto mencionado pela profissional, é que em muitos casos de pacientes com psoríase em regiões pequenas do corpo, como no couro cabeludo, o sintoma apresentado pode ser apenas a ‘ponta do iceberg’ da doença. “Como a doença pode se manifestar em várias partes do corpo, a psoríase que está se manifestando em uma pequena região pode ser um sintoma de uma inflamação muito maior e que pode estar acometendo as articulações, por exemplo”, esclarece.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.