Mais de 4,3 milhões de pessoas se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), deste ano. As provas vão acontecer nos próximos domingos 3 e 10 de novembro. O exame serve para a entrada dos estudantes em universidades públicas e particulares do país. Neste período em que os candidatos se preparam para fazer as provas, é importante cuidar do corpo e da mente para garantir a concentração nos dias do exame e controlar a ansiedade. Por isso, a Itatiaia foi em busca de dicas para garantir o bem-estar dos candidatos.
Leia também
Enem 2024: tudo que você precisa saber para a prova
Que horas fecha o portão do Enem?
Quantas questões tem o Enem? Saiba como são os dois dias de prova
Enem 2024: o que fazer nos últimos dias antes da prova?
Como começar uma redação? Professora dá dica para o ENEM
Ansiedade
De acordo com Cíntia Braga, médica psiquiatra, para minimizar os impactos da ansiedade antes e no dia da prova é preciso organizar a rotina. “Na semana que antecede a prova, adotar uma rotina organizada e estratégias de autocuidado são essenciais para controlar a ansiedade. Sugere-se uma agenda de revisão dos conteúdos já conhecidos, evitando sobrecarga com novas informações. Práticas de relaxamento, como exercícios de respiração, meditação ou atividades físicas leves, ajudam a reduzir a tensão. Priorizar o sono é fundamental, pois melhora o desempenho e o bem-estar emocional. No dia da prova, evitar cafeína em excesso, realizar alongamentos leves e aplicar técnicas de respiração profunda podem ajudar a reduzir o estresse. Estar atento ao tempo, sem focar excessivamente no relógio, e dividir as questões por prioridade contribuem para manter o foco e a tranquilidade”.
Concentração
A psiquiatra ainda explica que para manter a concentração durante a prova depende de um bom preparo mental e físico. “Durante a prova, concentre-se em uma questão de cada vez e evite distrações, como olhar para o ambiente ao redor. Usar técnicas de respiração pode ajudar a manter o foco, especialmente ao começar a prova. Fazer pausas curtas para alongar-se e evitar o cansaço visual é positivo. Treine a prática da atenção plena, que consiste em manter-se no presente e focar no que está sendo feito, ignorando pensamentos aleatórios”, detalha.
Além disso, a médica destaca que, a alimentação tem um papel importante na concentração. “Carboidratos complexos, como aveia, frutas e cereais integrais são fontes de energia de liberação gradual, o que sustenta o foco por mais tempo. Alimentos ricos em ômega-3, como peixes e sementes de chia, e antioxidantes, como frutas vermelhas, têm propriedades neuroprotetoras que beneficiam a saúde cerebral. Evitar refeições pesadas antes da prova ajuda a prevenir a sensação de fadiga e desconforto, permitindo uma melhor disposição e clareza mental durante o exame”, conclui Cíntia Braga, médica psiquiatra.