Ouvindo...

Entenda o que é doença de graves, que motivou afastamento de deputada do PT

Macaé Evaristo (PT) está afastada após receber tratamento com iodo radioativo

A deputada estadual Macaé Evaristo

Diagnosticada com doença de graves, a deputada estadual Macaé Evaristo (PT) pediu afastamento das atividades parlamentares na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A assessoria da educadora explicou em nota que, nessa terça-feira (4), ela passou por um tratamento com iodo radioativo, e por isso não poderá ter contato com pessoas, principalmente crianças e gestantes, por sete dias.

À Itatiaia, o endocrinologista Humberto Batista, professor da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (CMMG) explicou que a doença de graves é uma condição autoimune em que o paciente desenvolve um anticorpo que atinge e ataca a tireoide. “Essa doença causa um excesso de hormônios tireoidianos que podem trazer vários problemas, como alteração da frequência cardíaca, pressão arterial, queda de cabelo, perda excessiva de peso, unhas fracas e outros sintomas”, pontua.

Tireoide

A endocrinologista Flávia Maia acrescenta que a tireoide é uma glândula que fica na região anterior do pescoço e que é responsável pela produção dos hormônios T4 e T3, essenciais para o metabolismo humano. “Eles são importantes na regulação de temperatura corporal, na manutenção dos batimentos cardíacos, no funcionamento intestinal, na memória... Falo que tudo que vai acontecer no nosso organismo, nas reações químicas do nosso organismo, precisa de uma pitadinha dos hormônios tireoidianos para funcionar direito.”, esclarece.

Leia também

A doença de Graves é hereditária?

Conforme Humberto Batista, há, sim, um potencial hereditário na doença de graves, no entanto, não significa, necessariamente, que se um dos pais tiver a condição o filho também terá. Batista esclarece que em famílias em que um dos membros possui a doença há maiores chances de haver outras pessoas que também tenham.

Fumantes

Pessoas que possuem o hábito de fumar devem estar atentas se há parentes com a doença de graves na família. Isso, porque, segundo o endocrinologista, fumantes, quando desenvolvem a doença, apresentam quadros mais graves.

O que é o tratamento com iodo radioativo?

O tratamento com iodo radioativo, o que Macaé Evaristo foi submetida, consiste na ingestão oral de uma cápsula ou um líquido contendo o fármaco nuclear do Iodo-131. “Esse iodo em quantidade pequena vai ser captado pela tireoide e ele destrói células dessa glândula, o que faz com que elas parem de produzir os hormônios. Como consequência, o paciente entra em remissão dos sintomas”, esclarece Humberto Batista.

Ele destaca que esse é um tratamento curativo do hipertireoidismo, um dos sintomas da doença de graves.

Outros tratamentos disponíveis

Além da terapia com iodo radioativo, Flávia Maia afirma que existem outros dois tratamentos possíveis para a doença de graves. Uma delas é a utilização de medicamentos orais que podem inibir a formação de hormônios pela glândula tireoide. Caso essa primeira abordagem não funcione para o paciente, os médicos indicam o tratamento com iodo radioativo. E, por último, caso nenhum dos outros tratamentos não forneçam o resultado desejado, é recomendada a retirada da tireoide por meio de cirurgia.

Macaé Evaristo pode contaminar as pessoas com radiação após o tratamento?

Segundo o Batista, as doses que de Iodo que são ministradas nesse tipo de tratamento, normalmente são pequenas. “Habitualmente o paciente nem precisa ficar internado. De dois a três dias a radiação vai diminuindo e a transmissão é muito pequena”, informa.

Contudo, ele destaca que o tratamento não promove uma melhora imediata do paciente e, em alguns casos, requer até três meses para fazer efeito. Após a ingestão do Iodo Radioativo os pacientes ainda precisam de acompanhamento médico.


Participe dos canais da Itatiaia:

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento