Ouvindo...

Saiba os perigos do uso de energético com bebidas alcóolicas durante o Carnaval

Com quase um mês de folia e mais de 500 blocos na capital mineira, foliões recorrem ao energético para ‘dar conta’ da festa

Para aguentar vários dias de folia, muitos foliões recorrem aos energéticos

O carnaval de Belo Horizonte começou oficialmente no dia 27 de janeiro e vai terminar somente no dia 18 de fevereiro. Neste período serão mais de 500 blocos de Carnaval que vão desfilar pelas ruas da cidade. Para dar conta de aproveitar todos os dias de festa, muitos foliões recorrem ao energético que é consumido em excesso ou junto com bebidas alcóolicas.

De acordo com a nutróloga e psiquiatra Ângela Vianello, os principais problemas causados pelo uso em excesso do energético são cardiovasculares.

‘A cafeína tem um efeito estimulante muito potente. Mais de 30% da população tem dificuldade de metabolizar a cafeína, que vai permanecer por mais tempo no organismo e, dependendo da quantidade que a pessoa vai consumir de energético ou outras bebidas que têm a cafeína, ela vai ter intoxicação pelo excesso da cafeína. A principal complicação é cardiovascular, aumento da pressão, taquicardia e, em casos mais graves, infarto’, alerta.

Leia também

Segundo a médica, quem vai curtir os blocos e ficar na rua o dia todo, o ideal é se hidratar. ‘Em primeiro lugar, quem vai sair, vai ficar o dia inteiro pulando e brincando no carnaval deve se hidratar. O tempo está muito quente, as pessoas em aglomerações e pulando se desidrata com facilidade, principalmente com o consumo de bebida alcóolica. Em segundo lugar, sair de casa bem alimentado pra não precisar comer na rua, pra não ter risco de intoxicação alimentar, comer alimentos mais leves e, na medida do possível, descansar para o dia seguinte’.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Jornalista formada pelo Uni-BH, em 2010. Começou no Departamento de Esportes. No Jornalismo passou pela produção, reportagem e hoje faz a coordenação de jornalismo da rádio Itatiaia.