Ouvindo...

STF ouve hoje réus dos núcleos 2 e 4 da suposta trama golpista

Entre os 13 réus estão ex-assessores de Bolsonaro e militares acusados de planejar ações para impedir a posse de Lula e espalhar fake news sobre as eleições

Supremo Tribunal Federal

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta quinta-feira (24) os interrogatórios de 13 réus dos núcleos 2 e 4, acusados de participar de uma tentativa de golpe de Estado para manter Jair Bolsonaro (PL) no poder após a derrota nas eleições de 2022. As audiências são conduzidas pelo ministro Alexandre de Moraes e estão sendo transmitidas ao vivo pelo canal oficial do STF no YouTube, a partir das 9h.

Quem será ouvido?

Os interrogatórios envolvem réus de dois núcleos da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR):

Núcleo 2 – Planejamento e comando das ações golpistas:

  • Mário Fernandes – general da reserva
  • Filipe Martins – ex-assessor internacional de Bolsonaro
  • Marcelo Câmara – ex-assessor de Bolsonaro
  • Silvinei Vasques – ex-diretor da PRF
  • Marília de Alencar – ex-subsecretária de Segurança do DF
  • Fernando de Sousa Oliveira – ex-secretário-adjunto de Segurança do DF
Leia também

Núcleo 4 – Disseminação de fake news contra as urnas eletrônicas:

  • Ailton Barros – capitão reformado do Exército
  • Ângelo Denicoli – major da reserva
  • Carlos Moretzsohn – presidente do Instituto Voto Legal
  • Giancarlo Rodrigues – subtenente do Exército
  • Guilherme Marques – tenente-coronel do Exército
  • Marcelo Bormevet – policial federal e ex-integrante da Abin
  • Reginaldo Abreu – coronel do Exército

Segundo a PGR, esse grupo teria elaborado planos que incluíam a prisão de autoridades e até o assassinato do ministro Alexandre de Moraes. Um dos documentos centrais é a chamada “minuta do golpe”, que teria sido redigida por Filipe Martins e revisada por Bolsonaro.

Todos os réus respondem pelos mesmos crimes: tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado e destruição de patrimônio público. Se condenados, podem pegar até 46 anos de prisão. Todos negam envolvimento.

Após os interrogatórios, as defesas ainda poderão pedir novas diligências. Em seguida, será aberta a fase das alegações finais, com a manifestação de todas as partes do processo. Só depois disso, o STF poderá marcar o julgamento, que deve ocorrer ainda este ano. Na próxima segunda-feira (28), começam os depoimentos dos réus do núcleo 3, que inclui militares das Forças Especiais acusados de executar o plano golpista.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio