Ouvindo...

MST ocupa sede do Incra em BH e cobra Lula por mais agilidade na reforma agrária

O MST pede a retomada dos assentamentos, regularização fundiária e melhorias na infraestrutura dos assentamentos já existentes

A mobilização ocorre um dia após o MST divulgar uma carta pública reivindicando mais agilidade do governo federal

Militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam, nesta terça-feira (22), a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Belo Horizonte.

A mobilização ocorre um dia após o MST divulgar uma carta pública reivindicando mais agilidade do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na execução de políticas públicas voltadas à reforma agrária.

Leia também

O texto afirma que a reforma agrária é um instrumento para “garantir a soberania alimentar nacional”, em contraposição ao “agronegócio entreguista”.

A carta também denuncia a lentidão de órgãos do governo federal, como o próprio Incra e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), comandado pelo ministro Paulo Teixeira (PT).

Ocupações em regiões do Brasil

Além de Belo Horizonte, ativistas do MST ocuparam sedes do Incra em outras capitais, como Fortaleza, capital cearense, e Natal, capital do Rio Grande do Norte.

A Itatiaia procurou o Incra, mas, até o momento, não obteve retorno.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.