O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ligou nesta quinta-feira (7) para o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, para discutir uma reação à tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos dois países, conforme
“Os líderes discutiram o cenário econômico internacional e a imposição de tarifas unilaterais. Brasil e Índia são, até o momento, os dois países mais afetados. Ambos reafirmaram a importância em defender o multilateralismo e a necessidade de fazer frente aos desafios da conjuntura, além de explorar possibilidades de maior integração entre os dois países”, afirmou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência, em nota.
No telefonema, Lula confirmou que fará uma viagem ao país asiático em 2026, mas antes enviará o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), no próximo mês de outubro para participar da reunião do Mecanismo de Monitoramento de Comércio. Segundo o texto, a delegação será composta por ministros e empresários brasileiros.
Além disso, Lula e Modi discutiram a meta de aumentar o comércio bilateral para mais de US$ 20 bilhões até 2030, com a ampliação do acordo entre o Mercosul e a Índia. Os dois líderes também trocaram informações sobre as plataformas de pagamento virtual dos dois países, incluindo o PIX e a UPI indiana.