O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), criticou
Segundo o petista, a medida é um “ataque” não só ao magistrado, mas ao Brasil.
“Defender o ministro Alexandre de Moraes é defender o Brasil, a independência do Poder Judiciário, a democracia e a soberania nacional contra a tentativa de nos submeter como colônia. Não se trata de ataque a uma pessoa, mas ao nosso país! Prestamos nossa total solidariedade”, escreveu o parlamentar em seu
Lindbergh classificou a sanção como “gravíssima e vergonhosa” e afirmou que é uma “retaliação inaceitável, articulada por setores da extrema-direita internacional em conluio com os traidores da Pátria”.
Sancionada em 2012 pelo então presidente Barack Obama, a chamada Lei Magnitsky foi criada pelo Congresso dos Estados Unidos com o objetivo de punir autoridades estrangeiras envolvidas em violações de direitos humanos.
A legislação permite que o governo americano congele bens financeiros e impeça a entrada, em solo norte-americano, de pessoas envolvidas em práticas como tortura, assassinatos e corrupção em larga escala.