Ouvindo...

Governo publica decreto que regulamenta Lei da Reciprocidade Econômica

Texto também formaliza criação do comitê que será responsável por discutir a reação às restrições impostas aos produtos brasileiros

O presidente Lula durante reunião no Palácio do Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou na segunda-feira (14) o decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade Econômica. O texto, publicado na edição desta terça-feira (15), traz as diretrizes para a reação do governo quando parceiros comerciais do Brasil impuserem restrições aos produtos nacionais, a exemplo do que ocorre com os Estados Unidos neste momento.

Além disso, o decreto também institui o Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais, que debaterá a reação a ser adotada nesses casos e acompanhará as negociações para reversão das medidas.

O colegiado será presidido pelo ministro da Indústria e Comércio (MDIC) e composto também pelos chefes da Casa Civil da Presidência, da Fazenda e das Relações Exteriores, mas outras pastas poderão participar das reuniões de acordo com os temas tratados. A secretaria-executiva do Comitê será exercida pelo secretário-executivo do MDIC.

Pelo texto, uma vez aprovadas pelo comitê, o governo poderá adotar contramedidas provisórias, que serão excepcionais e de rito mais célere. Também estão previstas a possibilidade de ações ordinárias, como taxações adicionais e suspensão de concessões e direitos de propriedade intelectual.

Segundo o decreto, caberá ao Itamaraty notificar o parceiro comercial em cada fase do processo, tanto para contramedidas provisórias quanto para as ordinárias.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.