Ouvindo...

Governador de um dos Estados mais impactados pelo tarifaço, Eduardo Leite cobra que Lula ligue para Trump

O governador do Rio Grande do Sul condeceu entrevista à Itatiaia nesta quarta-feira (6)

Governador do RS, Eduardo Leite, no estúdio da Itatiaia, em Brasília

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, cobrou, nesta quarta-feira (6), uma ação do governo federal diante do tarifaço dos Estados Unidos e disse que que o Estado, segundo mais afetado do país, não tem como substituir a articulação diplomática necessária para proteger setores como o de carnes, móveis, calçados e armas. A declaração foi dada em entrevista à Itatiaia.

Leite afirmou que, embora reconheça a “responsabilidade” de Eduardo Bolsonaro, deputado licenciado, na articulação das medidas dos EUA, o presidente Lula também contribui para o “desgaste” nas relações com o país norte-americano. “O presidente Lula, infelizmente, insiste em declarações contra o dólar e discursos com conotação antiamericana”, afirmou, acrescentando que isso “cria um ambiente desfavorável”.

Leia também

Leite disse que o momento exige pragmatismo e criticou a postura do governo federal por não buscar uma negociação direta com Donald Trump. “O Canadá, o México, a União Europeia e o Japão também foram alvos de medidas do governo Trump, mas foram pragmáticos e sensatos”, afirmou. E defendeu que Lula ligue para Trump: “É necessário senso de urgência”.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.