Gabriel Azevedo apresenta requerimento para CMBH explicar menções em conversas de Aro com Vorcaro
Em nota, Aro informou que a mensagem foi enviada a Vorcaro em virtude de um jantar organizado por ele em Belo Horizonte, em 2024, onde pediu apoio de diversas lideranças para seu grupo de vereadores

O ex-presidente da Câmara de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo (MDB), entrou com um requerimento na ouvidoria da Casa nesta sexta-feira (6) para que o atual presidente Juliano Lopes (Podemos) preste esclarecimentos sobre as menções ao Legislativo municipal em mensagens do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.
O requerimento protocolado pelo ex-vereador conta com 144 quesitos na Ouvidoria sobre os 15 vereadores citados pelo ex-secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, Marcelo Aro (PP), em conversas com Vorcaro. O documento também pede esclarecimentos sobre as menções a eleição da Presidência da CMBH, decisões institucionais, balanço de ônibus, obras, projetos e recursos públicos.
Segundo mensagens reveladas na investigação da Polícia Federal sobre o esquema do Master, do qual a Itatiaia teve acesso, revela um contato de Aro com Vorcaro no dia 2 de janeiro de 2025. Em mensagem de texto, o ex-secretário celebra as eleições da mãe, professora Marli (PP), para o cargo de vereadora na Câmara de BH, e de Juliano Lopes (Podemos) para a presidência da Casa Legislativa.
“Não teria conseguido sem o seu apoio, pelo que faço questão de, mais uma vez, agradecer. Renovo de forma empenhada o meu compromisso, para tudo aquilo que estiver ao meu alcance. Conte comigo, com nosso grupo político e com a Câmara Municipal. Quando puder, vamos marcar de colocar a prosa em dia”, diz um trecho das mensagens de Aro para Vorcaro.
Em nota enviada à reportagem, Marcelo Aro informou que a mensagem foi enviada a Vorcaro em virtude de um jantar organizado por ele em Belo Horizonte, em 2024, onde pediu apoio de todos os presentes para o seu grupo de vereadores.
“Todos se comprometeram a ajudar de alguma forma: alguns com apoio político-eleitoral, outros com apoio estratégico, alguns mobilizando outros empresários ou lideranças e alguns, inclusive, financeiramente. Após a eleição, enviei a mesma mensagem, com texto-padrão, a todos que participaram do jantar”, disse.
O requerimento enviado por Gabriel Azevedo pergunta se Aro tinha autorização para falar em nome da Câmara Municipal de Belo Horizonte, se a Presidência conhecia essa declaração e se algum compromisso institucional foi assumido. Caso tenha existido compromisso, pede a identificação de seu conteúdo, de seus responsáveis e dos atos relacionados a ele.
A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.



