Belo Horizonte
Itatiaia

Força Nacional aumenta efetivo na fronteira com a Venezuela

Ministério da Justiça ordenou reforço de atuação por três meses

Por
Fronteira entre o Brasil e a Venezuela
Fronteira entre o Brasil e a Venezuela • Edilene Lopes / Itatiaia

O Ministério da Justiça determinou, nesta quinta-feira (8), o emprego da Força Nacional em Roraima por três meses. Os militares vão fazer a segurança em Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, e em Boa Vista, capital do estado.

A Polícia Militar de Roraima também dobrou o efetivo na fronteira para evitar a entrada de civis venezuelanos armados que, segundo o comandante da PM de Roraima, Overlan Lopes, auxiliam na proteção do regime de Nicolás Maduro.

Por

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast 'Abrindo o Jogo', que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.