Ouvindo...

Erika Hilton diz que ‘errou’ ao aconselhar Oruam sobre política

Parlamentar incentivou o artista a se aproximar de movimentos populares e coletivos que atuam contra o racismo e a violência do Estado

Deputada Erika Hilton se pronuncia após polêmica com Oruam

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) se pronunciou após a repercussão negativa de uma publicação em que aconselhava o rapper Oruam a fazer “revolução”.

Na última semana, o cantor questionou na rede social X o que fazer diante da morte do Herus Guimarães Mendes da Conceição, jovem negro que perdeu a vida durante uma ação policial no Morro Santo Amaro, no Rio de Janeiro. Em reposta, a parlamentar incentivou o artista a se aproximar de movimentos populares e coletivos que atuam contra o racismo e a violência do Estado.

No domingo (15), Erika disse em vídeo publicado nas redes sociais: “Esta semana eu errei”. A parlamentar afirma que seu comentário “virou trending topic, manchete, desinformação e até teoria de conspiração”.

Leia também

De acordo com ela, apesar das suas inúmeras contradições e do seu passado, Oruam demonstrou interesse em se organizar politicamente após participar de um protesto na comunidade onde o jovem Herus foi morto.

“Eu, como uma deputada ciente dos movimentos que tentam criminalizar todos que vivem nas favelas, sugeri que Oruam fosse conhecer quem já faz um trabalho territorial em defesa das vidas negras e das periferias”, afirmou Erika Hilton.

A deputada afirma que o comentário original foi uma tentativa de diálogo: “Nem conhecia o histórico completo dele naquele momento”, afirma a parlamentar. Ela acrescentou que, em nenhum momento, a sua interação com Oruam serviu para “apoiar, endossar, legitimar ou inocentá-lo de qualquer posição ou comportamento que ele venha a ter”.

Conteúdos produzidos pela redação de Brasília da Rádio Itatiaia