Ouvindo...

Militares réus por tentativa de golpe são impedidos de depor fardados no STF

Por ordem do ministro Moraes, militares precisaram trocar de roupa e improvisar - até com peças emprestadas; entenda a justificativa do ministro

Supremo Tribunal Federal

Uma cena inusitada marcou a sessão desta segunda-feira (28) no Supremo Tribunal Federal: dois tenente-coronéis do Exército, réus por envolvimento na tentativa de golpe de Estado, foram impedidos de depor usando farda militar, precisando trocar de roupa às pressas e recorrendo até a peças emprestadas.

Leia mais: Trama golpista: STF ouve militares e agente da PF acusados de planejar assassinato de Lula

Leia também

A determinação foi do ministro Alexandre de Moraes, relator da ação, e que vetou o uso do uniforme durante os interrogatórios para evitar que a imagem das Forças Armadas fosse associada diretamente às acusações contra os indivíduos. Segundo o juiz auxiliar Rafael Tamai, que conduz os trabalhos, “a acusação é contra os militares, e não contra o Exército”.

Surpreendidos pela ordem momentos antes da oitiva, Rafael Martins de Oliveira e Hélio Ferreira Lima, ambos da ativa e integrantes das forças especiais conhecidas como “kids pretos”, protestaram. Um dos advogados classificou a situação como “vexatória” e alegou que não havia aviso prévio para que os réus comparecessem com trajes civis.

Rafael Martins, que está preso em uma unidade militar, argumentou que, por regra, permanece de farda o dia inteiro. Para não perder a audiência, ele teve que se virar com o que havia disponível.

Os dois militares são acusados pela PGR de participar da execução do plano golpista que previa o sequestro do ministro Alexandre de Moraes. Segundo a investigação, eles chegaram a monitorar a movimentação do magistrado em Brasília, aguardando sinal verde para agir.

A audiência desta segunda deu início à fase de interrogatórios do núcleo operacional do suposto golpe, formado por nove militares e um agente da Polícia Federal.

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio