Ouvindo...

Parque Fernão Dias pode ter nome trocado para homenagear povos indígenas de Contagem

Iniciativa foi de alunos do colégio Santo Agostinho, unidade Contagem

Parque Fernão Dias pode ter nome trocado para homenagear povos indígenas de Contagem

O projeto de lei 1.841 de 2023, que propõe a mudança do nome da área de Proteção Ambiental Parque Estadual Fernando Dias para Parque Cataguás, foi aprovado na sessão da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na última terça-feira (27).

A matéria, que agora segue para sanção do governador Romeu Zema (Novo), foi idealizada no trabalho de estudantes e professores do Colégio Santo Agostinho, unidade Contagem, a partir de pesquisas realizadas nas aulas de história e ciências.

Leia também

Os alunos identificaram a presença do povo Cataguás no território atualmente protegido. Em 2022, os alunos organizaram uma petição pública requisitando a mudança do nome da área, como forma de homenagear os guardiões originários da floresta e valorizar a memória indígena.

No ano seguinte, o projeto de lei foi protocolado pela deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT) e relatado pela deputada estadual Bella Gonçalves. A proposta recebeu pareceres favoráveis nas comissões de Constituição e Justiça e de Meio Ambiente, além de ter passado por audiência pública no último dia 8 de maio.

Com cerca de 98 hectares, a área protegida do Parque Estadual Fernão Dias abriga espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção e cumpre papel fundamental na preservação de recursos hídricos na região metropolitana de Belo Horizonte.

A diretora do colégio, Aparecida Debona, ressalta que o envolvimento dos estudantes é reflexo de uma “proposta pedagógica que forma crianças e jovens para exercerem a cidadania”.

“Essa é uma vitória coletiva, que une educação, consciência ambiental e reparação histórica. É a prova de que os jovens, quando incentivados, são capazes de promover transformações significativas na sociedade”, pontua.

Davi Barbosa, aluno do 9º ano do Colégio Santo Agostinho – Contagem, descreve a experiência como marcante e transformadora. “Foi incrível estar na Assembleia Legislativa exercendo meu papel de cidadão, algo que sempre nos é estimulado na escola. Essa vivência nos mostrou que somos capazes de transformar ideias em ações concretas — e que existem pessoas dispostas a caminhar ao nosso lado para continuar fazendo história”, destaca.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.