O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que seu governo vai relançar nesta sexta-feira (30), junto com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o programa Mais Especialistas. O anúncio está marcado para ocorrer esta manhã, no Palácio do Planalto.
O objetivo da iniciativa, segundo o governo, é enfrentar um dos principais gargalos do sistema público de saúde no Brasil: a dificuldade da população em acessar cirurgias e consultas com médicos especialistas, como oncologistas, oftalmologistas, ortopedistas, entre outros.
Trata-se de uma reestruturação do programa, que está sob responsabilidade do ministro da Saúde. Desde que voltou à pasta em março, substituindo Nísia Trindade, Padilha deu um novo rumo à proposta, agora com foco mais direto na redução das filas e no aumento dos atendimentos especializados.
Uma das novidades anunciadas é o uso de dívidas de empresas privadas de saúde como moeda de troca. Isso significa que o governo vai firmar convênios com hospitais e operadoras interessadas em quitar seus débitos com a Receita Federal em troca da realização de atendimentos e cirurgias para a rede pública.
Com isso, o Palácio do Planalto espera acelerar o atendimento da população e desafogar o sistema, especialmente em áreas de alta demanda, como exames e procedimentos cirúrgicos.