O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), homenageou o Papa Francisco durante seu discurso na cerimônia da
“Quero começar lembrando do papa Francisco. Foi com profundo pesar que recebi a notícia de seu falecimento. O papa foi mais do que um líder religioso, mas um símbolo de esperança, simplicidade e justiça social. Seu legado permanece vivo na memória dos que acreditam em um mundo mais fraterno e solidário”, disse Zema.
Conversa com Francisco
O governador falou sobre seu encontro com o Francisco em setembro de 2023, quando uma comitiva do governo de Minas Gerais
“Em setembro de 2023 tive o privilégio de estar na presença do papa, no Vaticano. Foi um encontro emocionante. Ao ouvir que eu era de Minas Gerais, sempre humilde e sábio, falou com carinho sobre nós, destacando nossa luta pela liberdade e nossa vocação pela paz”, lembrou Zema.
No encontro, o governador de Minas entregou ao papa Francisco uma peça de artesanato produzida por uma artesã de Sabará, uma palma barroca, e um café produzido em Minas.
“Foi um encontro muito emocionante. É a primeira vez que encontro com o Papa e presenteei ele com o artesanato, um dos mais bonito de Minas Gerais, uma palma barroca produzida na cidade de Sabará. Contei para ele que eu era o governador de Minas Gerais e ele prontamente me contou uma história de que o povo mineiro é um povo lutador, que preza pela liberdade. Demonstrou um grande conhecimento sobre nossa história. Presenteei ele também com um café, dizendo que somos o maior produtor de café do mundo e ainda pedi para ele abençoar nossa bandeira”, contou Zema, em entrevista exclusiva à Itatiaia, logo após se encontra com Francisco, em setembro de 2023.
Jorge Mário Bergoglio, que morreu na madrugada desta segunda-feira (21), assumiu a liderança da Igreja Católica no mundo em 13 de março de 2013. Francisco nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 1936. Foi o primeiro pontífice não europeu em 1.200 anos, escolhido para comandar a igreja com a renúncia do Papa Bento 16.