Ouvindo...

Senado pode derrubar decreto de Lula que retoma visto para estrangeiros

Senadores da oposição querem retomar possibilidade de entrada de cidadãos dos EUA, Canadá, Austrália e Japão

O plenário do Senado Federal nesta quarta-feira (5)

O Senado pode votar nesta quarta-feira (19) um projeto de decreto legislativo para derrubar um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e retomar a obrigatoriedade do visto para cidadãos dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália em visitas ao Brasil.

Em 2019, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) retirou a exigência para pessoas dessas nacionalidades e permitiu a entrada no país apenas com a apresentação do passaporte.

Mas Lula retomou a necessidade de vistos em 2023 com base no princípio da reciprocidade, ou seja, retirar a obrigatoriedade para aqueles países que também não aplicam a mesma regra para cidadãos brasileiros.

Para o autor do decreto legislativo, senador Carlos Portinho (PL-RJ), no entanto, esse princípio não é impositivo e contraria os interesses do país.

“Registra-se que a revogação do Decreto nº 9.731, de 16 de março de 2019, no mundo globalizado que vivemos, vai de encontra aos interesses do Brasil, criando burocracia para o turismo e, consequentemente, prejudicando os Estados e Municípios”, afirma o líder do PL.

A relatoria do texto está com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Se for aprovado no Senado, o projeto ainda precisa ser votado na Câmara dos Deputados.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.