Com um investimento de R$ 144 milhões, a ArcelorMittal Brasil inaugurou nesta sexta-feira (14) uma nova linha para produção de alto valor agregado para os setores automotivo e industrial de Minas Gerais. Com a importação de dois novos equipamentos automatizados que vieram da Alemanha e a inauguração de um novo galpão, a empresa colocou em funcionamento a nova de linha trefilação de fio-máquina da unidade em Sabará, na região Metropolitana de Belo Horizonte.
Na cerimônia de inauguração, a Arcelor destacou que os equipamentos fazem parte do que existe de mais moderno e avançado em termos de automação no Brasil. Com ampliação de 35% na produção, a empresa ressalta que os produtos serão direcionados prioritariamente para o mercado nacional.
O
“Acabei de conhecer a nova trefilaria que vai produzir produtos de altíssima precisão, alto valor agregado que vai servir para ser utilizado principalmente na indústria automobilística, não só aqui no Brasil, como também lá fora. Então melhorando inclusive as nossas exportações. E não só a Arcelor, como qualquer empresa que esteja em Minas Gerais vai receber ver todo o apoio do Estado”, disse.
O presidente da ArcelorMittal Brasil, Jefferson De Paula, afirma que a unidade irá produzir produtos de alta qualidade.
“Essa planta produz aços de barras trefiladas de altíssima qualidade. A indústria automobilística é um setor importante, mas nós não vendemos só para ela. Então, normalmente dá 30 ou 40% para indústria automobilística. O restante vai para metalmecânica, etc”, informou.
Arcelor irá investir R$11,5 bilhões até 2028, em Minas Gerais
O Grupo Arcelor irá investir na expansão da área plantada de florestas e o programa de descarbonização da BioFlorestas, segmento de produção de carvão vegetal do Grupo; além da implantação de uma nova linha de lingotamento contínuo na unidade de Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira; a reforma do alto-forno e a modernização da Unidade em João Monlevade, na região Central de Minas Gerais; e a modernização das usinas de produção de aço, de serviços e das minas de ferro.
Segundo a empresa, o plano ainda contempla investimentos na ampliação e a construção de uma nova planta de beneficiamento de minério de ferro na Mina de Serra Azul (em andamento), a expansão da planta industrial da Belgo Arames, em Itaúna, na região Centro-oeste de Minas Gerais, e a modernização de outras usinas da Belgo Arames no estado (já concluídas).