Ouvindo...

Hugo Motta é o presidente mais jovem a assumir o comando da Câmara

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito neste sábado (1) presidente da Câmara os Deputados pelos próximos dois anos

Hugo Motta segurando a Constituição em discurso de vitória na Câmara

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), de 35 anos, será o presidente da Câmara mais jovem da história. O parlamentar foi eleito neste sábado (1) para comandar a Câmara dos Deputados pelos próximos dois anos, no lugar de Arthur Lira (PP-AL).

Ele superou o recorde de Luís Eduardo Magalhães, que virou presidente da Câmara em 1995 próximo de completar 40 anos de idade.

Leia também

Natural de João Pessoa, o deputado Hugo Motta, que é médico por formação, está em seu quarto mandato. Ele foi eleito pela primeira vez em 2010. Na ocasião, com apenas 21 anos, Motta foi eleito o deputado mais jovem do país.

A família dele possui tradição política. O avô, Nabor Wanderley, era deputado federal e foi prefeito de Patos (PB) na década de 1950; a avó, Francisca Motta (Republicanos), é deputada estadual, enquanto o pai, Nabor Wanderley Filho, foi reeleito prefeito de Patos (PB), no pleito municipal de 2024.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.