O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (21) que a Petrobras tem condições de realizar a exploração de petróleo na Margem Equatorial, área do litoral brasileiro que abrange os estados do Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Ceará, Pará e Amapá. Lula afirmou que o país irá explorar petróleo na região.
“Nós vamos explorar a Margem Equatorial. Não tem por que você (não explorar)... Você tem a Guiana, Suriname e Trinidad e Tobago encostado a área que o Brasil tem, você tem mais a Venezuela, que tem muito petróleo”, argumentou Lula.
A exploração de petróleo na região é alvo de críticas de ambientalistas que apontam eventuais impactos para a biodiversidade do Rio Amazonas. A Petrobras já confirmou um acúmulo de petróleo em águas ultraprofundas em dois poços, distantes da foz do Rio Amazonas.
A Petrobras prevê investimentos de US$ 3,1 bilhões para pesquisas na Margem Equatorial, com a expectativa de perfurar 16 poços ao longo de quatro anos. “O Brasil não vai deixar de certificar porque, por enquanto, não é explorar o que nós queremos é fazer um processo de medição para saber se tem e qual a quantidade de riqueza que tem lá embaixo”, afirmou Lula, em entrevista à Rádio Mirante News.
A polêmica se intensificou em maio do ano passado, quando o Ibama negou pedido da Petrobras para realizar perfuração marítima de um bloco localizado na bacia da Foz do Amazonas. A estatal apresentou um novo pedido, que ainda não foi analisado pelo Ibama.