O Brasil continua sua trajetória de recuperação após os impactos da pandemia, porém, ainda não atingiu os patamares de bem-estar social registrados antes da crise de Covid-19. Enquanto o mundo já retorna aos indicadores pré-pandêmicos, o país segue atrás.
Dados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mostram que o Brasil apresentou uma leve melhoria, elevando seu IDH de 0,754 para 0,760. Contudo, este número ainda está abaixo do que era antes da chegada do vírus, quando o IDH do país era de 0,766. Em contrapartida, a nível global, o indicador se estabilizou em 0,739, igualando-se aos registros de 2019.
O IDH de cada país é composto pela média de indicadores de expectativa de vida ao nascer, escolaridade e renda.
Um dos fatores que contribuem para essa diferença de desempenho é a expectativa de vida, que permanece abaixo dos níveis pré-pandêmicos. Além disso, os índices de educação também não registraram avanços significativos durante o período, o que impactou negativamente o desenvolvimento social do país.
Enquanto isso, o restante do mundo avançou em educação, com aumento nos anos de estudo esperados, que subiram de 12,8 para 13, em contraste com o Brasil, onde houve uma estagnação nesse indicador.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.