O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta quarta-feira (6) com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), para discutir o pagamento da dívida que o estado possui com a União, de cerca de R$160 bilhões. Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) permitiu que o governo de Minas adiasse para abril o início do pagamento do débito. Zema e parte de seu secretariado discutem com Lula as condições para que Minas possa aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). O encontro também contará com a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa.
As condições para a entrada de Minas ainda são discutidas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A proposta que será levada por Zema ao presidente Lula prevê a federalização de estatais, incluindo a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). O plano, apresentado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) , surgiu como alternativa ao plano de Zema, que previa a venda da empresa pública.
O RRF foi instituído pelo governo federal, em 2017, para auxiliar os estados a quitarem os débitos com a União. Os estados do Rio de Janeiro, Goiás e o Rio Grande do Sul já aderiram ao programa. Após a reunião com Lula, o governador Romeu Zema terá um encontro, nesta quarta-feira (6), com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.